Durante os 7 anos que passei de frente para o Lago Maule em Aventura, Florida (North Miami, Dade), fiz 49 cursos para escritores, editores, roteiristas e de marketing livreiro. Nesse período acompanhei o declínio, a falência e o fechamento da grande cadeia de livrarias Border’s, a ascensão meteórica da Amazon e do Ebook, e a agonia da rede livreira Barnes and Noble, que resultou, para meu total desespero, no fechamento da loja de Aventura.
Ali, naquela gigantesca livraria à beira da Biscayne Boulevard e do Aventura Mall, eu passava muitas horas deliciosas toda semana, descobrindo, folheando, lendo, comprando livros, inúmeros deles com preços inacreditavelmente baixos. Dentro havia uma Starbucks, com todas as suas opções de cafés e lanches, e com aquelas mesinhas sagradas onde a gente passava horas e horas lendo e conhecendo gente nova, leitores, professores e escritores de muitas partes do mundo.
Foi ali na Barnes que eu conheci as revistas norteamericanas e britânicas específicas para escritores: The Writer (a pioneira, seu primeiro número foi publicado em 1887, um ano antes da Abolição no Brasil e em atividade ininterrupta há 132 anos); Writer´s Digest, que completará 100 anos de publicação no ano que vem, 2020; e Writer’s Journal, Poets and Writers, Writer’s Forum e mais algumas de menor importância. Para mim, como escritor, foi como chegar ao paraíso. Com o tempo assinei todas elas, assinaturas que mantenho até hoje, duas delas só online.
Eu não podia imaginar, mas ali, no sacrossanto território da Barnes & Noble Aventura, estava nascendo a brasileira Revista ESCREVER, que viria à luz somente agora, neste ano da graça de 2019 – centenas de revistas, milhares de artigos e doze anos depois. Quando voltei para o Brasil, trazia em minha bagagem a ideia de empreender uma revista como aquelas, que tantos e tão inestimáveis serviços prestam aos escritores, aos aprendizes e a todos os demais players do campo do livro.
O convívio com essas revistas e com um grande número de seus articulistas, que foram instrutores dos cursos, retiros e conferências que frequentei, na Florida, na Califórnia e em New York, levaram-me a criar meu próprio curso de formação de escritores em Miami – o The Publishable Writer (O Escritor Publicável), que trouxe para o Brasil comigo e hoje está sediado em São Paulo. E que é um grande colaborador da parte de educação desta revista.
Então, com exatos 132 anos de atraso, aqui está a nossa The Writer, a nossa Writer´s Digest, a nossa revista lusófona, brasileira e portuguesa, para ser disponibilizada em papel e online para todos os escritores e aspirantes a escritores do Brasil, de Portugal e dos demais países de língua portuguesa. E para as centenas de milhares de falantes e simpatizantes do idioma português espalhados em diáspora ao redor do mundo.
Fizemos acordos editoriais com publicações estrangeiras e seus autores, conseguimos os parceiros certos no Brasil e em Portugal, montamos uma equipe enxuta e altamente competente. Pronto!
Agora é abrir as páginas da revista para receber a colaboração de outros professores e instrutores de escrita e para todos os experts do campo da publicação, da distribuição e da comercialização do livro impresso e do livro digital.
Este site é espelho e continuação da revista impressa, com a qual interage continuamente. Porém não é ainda a Revista ESCREVER digital, que está prevista para ser lançada no segundo semestre de 2020.
MILTON MACIEL